Papel dos Pais

O meu filho ingressou nos escuteiros. E agora?

O seu papel no Escutismo traduz-se num acompanhamento e colaboração na tarefa de educação escutista, e em conjunto com a equipa de animação chegar a um entendimento e estabelecer uma forma de colaboração, tendo em conta que os vários grupos etários traduzem necessidades diferentes devido às idades compreendidas assim como os níveis de autonomia de cada elemento e de que os filhos poderão necessitar de sentir que têm um espaço de liberdade para crescer.

Numa primeira abordagem, os pais são convidados a descreverem o seu filho, as suas expectativas, a decisão de ingressar no movimento, de modo a estabelecer um primeiro contacto. A conhecer e dar-se a conhecer, o que facilita o acompanhamento tanto na sua integração na secção como no seu progresso pessoal.

Enquanto encarregados de educação, os pais deverão conhecer:

  • o que é o Escutismo, os seus valores, método, estrutura...
  • o Grupo onde o filho se insere, qual a pedagogia desse grupo, como se processa o progresso,...
  • a Equipa de Animação do Grupo onde o filho se insere, quem a constitui e os seus contactos…
  • sobre o funcionamento do Agrupamento, as regras, os horários, o calendário de actividades,...
  • informações sobre as actividades, as reuniões de preparação, os acampamentos, as angariações de fundos …

Ser pai, é ter vida ativa em agrupamento.

Os pais podem auxiliar as equipas de animação assim como fazer parte da vida do Agrupamento, participando e colaborando em alguns serviços, como por exemplo:

  • Participar nas festas e cerimónias do Agrupamento (Promessas, Missas de Agrupamento,...)
  • Animar oficinas técnicas a convite da equipa de animação
  • Participar em actividades de angariação de fundos
  • Ajudar na preparação de refeições em actividades ou celebrações específicas
  • Assegurar transporte em saída para actividades
  • ...

O agrupamento 1156, a todos os pais que se voluntariam a participar e auxiliar, denomina-os como "Auxiliares Escutistas".
Este contributo para além de aliviar algumas funções da equipa de animação permitindo que esta se foque noutros aspectos pedagógicos, fomenta a boa relação entre pais e equipas de animação assim como permite um acompanhamento mais descontraído no progresso individual e vivência escutista do filho.

O que queres saber mais a seguir?